Saturday, December 24, 2016

"Japonês do Japão prova rodízio japonês do Brasil"

Está circulando um vídeo em que um japonês, do Japão, come em um rodízio de comida japonesa, no Brasil, e na maioria das vezes ele simplesmente cospe tudo, achando um horror, um nojo.

Eu é quem achei esse vídeo um nojo, e nem consegui assisti-lo até o final. Uma vez assisti a uma entrevista com um dos maiores pesquisadores acadêmicos (de universidade mesmo) do Japão na área de culinária japonesa, e esse pesquisador deixou uma coisa clara: é bom que o sushi ou a culinária japonesa se espalhe pelo mundo conforme as características de cada lugar, que cada um faça ou recrie o sushi como achar melhor.

A maneira como o brasileiro come sushi é somente a maneira como o brasileiro come sushi. Só isso. Menos etnocentrismo e mais tolerância e respeito pelas diferenças culturais, por favor.

Se um gringo tenta dançar samba é porque ficou admirado com algum aspecto de nossa cultura. Não faz o menor sentido ficarmos debochando de alguém que nos admira e respeita, assim como também não faz muito sentido você ficar se vangloriando por ter assistido a um programa, em algum restaurante japonês caríssimo, o qual caga regra de como exata e especificamente deve ser feito e comido o verdadeiro sushi.


Porque no final das contas é bem simples: o verdadeiro sushi é o sushi que cada um gosta de comer.

No comments: