Wednesday, January 11, 2017

Mudança climática (aquecimento global)

Sinto que o contexto é alarmante e que infelizmente vai piorar:

"A cada dia que passa, vai ficando mais evidente que as mudanças climáticas não são algo remoto, para futuras gerações que ainda não conhecemos, tampouco algo abstrato. Afeta e afetará ainda mais cada um(a) dos(as) já viventes. E naquilo que mais nos é essencial.

Trata-se de onde morar, do avanço do nível do mar que desaloja comunidades e até nações inteiras a extremos de temperaturas que podem tornar enormes porções do planeta inabitáveis para nós; de onde tirar o alimento, com a tendência a riscos cada vez maiores de quebras de safra por alterações nos padrões de chuva, temperatura, umidade, etc.; de onde obter a água que se bebe, tarefa continuamente mais dura a persistirem o agravamento das secas, a contaminação dos corpos d'água e a demanda imposta pelo agronegócio e a grande indústria; da própria saúde, pois tanto extremos de secas quanto enchentes comprometem a infraestrutura de água potável e ampliam a área de atuação de vetores transmissores de doenças.":


"Chocado com o quanto me identifiquei com o relato, queria chamar muito a atenção de vocês para esta sequência de publicações no twitter de um colega, Eric Holthaus, porque é muito comum eu me sentir dessa exata maneira. E meu dia-a-dia é mergulhar nos dados, nas informações. Teve muito artigo da Nature e da Science que me levou às lágrimas.
A seguir uma tradução livre do depoimento dele:"

"Estou começando meu 11º ano trabalhando em mudança climática, incluindo os últimos 4 no jornalismo diário. Hoje eu procurei aconselhamento a respeito. Estou dizendo isso porque sei que muitas pessoas sentem um desespero profundo sobre o clima, especialmente após as eleições. Eu luto todo dia. Vocês não estão sozinhos. Há dias em que literalmente não consigo trabalhar. Eu leio uma história e desligo pelo resto do dia. Nada parece ajudar muito, além de exercícios e tempo. O profissional disse: "Faça o que você pode", o que me parece um conselho simples e poderoso. Vou começar a trabalhar bastante com a mente. O desespero é natural quando há evidência objetiva de um problema existencial comum com o qual não estamos a lidar adequadamente. Você se sente só. Você se sente impotente. Você sente como se nada importasse. Suas relações sofrem. Você se sente culpado por "não fazer mais". Mas que diabos eu posso fazer? Escrever mais um artigo para o blog? Nosso secretário de estado é o maldito executivo-chefe da Exxon. Ano passado, perdemos um enorme pedaço da Grande Barreira de Corais. Estamos literalmente pondo um fim à existência de animais que estão aqui por milhões de anos.":


"Agora apenas 20 km de gelo impedem o imenso bloco de 5 mil km² (o equivalente a 500 mil campos de futebol ou à área do Distrito Federal) de se soltar.":


Relatório (de julho de 2015) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos:

“O Departamento de Defesa vê a mudança climática como uma ameaça de segurança atual, e não como risco a longo prazo. Já estamos observando os impactos das mudanças climáticas nos choques e fatores estressores para nações e comunidades vulneráveis, inclusive nos Estados Unidos e no Ártico, Médio Oriente, África, Ásia e América do Sul. Estudos de caso demonstraram impactos mensuráveis em zonas vulneráveis às alterações climáticas e, em casos específicos, há associação significativa entre as dinâmica dos conflitos e a sensibilidade às mudanças climáticas.
Embora o estresse relacionado ao clima irá afetar desproporcionalmente as nações frágeis e afetadas por conflitos, mesmo os países resilientes, e bem desenvolvidos, estão sujeitos aos efeitos das alterações climáticas de forma significativa e consequente.”

No comments: