Wednesday, January 11, 2017

O Problema do Mal

O Problema do Mal é um paradoxo que foi enunciado primeiramente por Epicuro e que, em termos lógicos, não foi resolvido até hoje. Certamente não é com analogias tortas, impróprias, que ele se resolve.

É logicamente impossível a existência de um ser onipotente e moralmente perfeito. É onipotente e moralmente imperfeito ou é impotente e moralmente perfeito. É todo-poderoso e mau ou é fraco e bom.

Se Deus é onisciente, nesse exato momento ele sabe que existem crianças morrendo de fome, sendo torturadas, abusadas, estupradas. Se ele fosse onipotente e absolutamente bom logo impediria a existência desse tipo de coisa.

E também não faz muito sentido falar em livre arbítrio, porque a criança que está morrendo de fome, ou aquela que foi estuprada e terá sequelas para o resto de sua vida, essas duas crianças não têm nem tiveram livre arbítrio algum. Se alguém cometeu um erro, não faz o menor sentido punir seus filhos, ou todos os seus descendentes que vierem ao mundo. Isso seria de uma atrocidade e injustiça abomináveis.

Por favor, não me façam lembrar de uma frase até um pouco desagradável de ser dita:

"Se eu pudesse impedir alguém de estuprar uma criança, eu impediria. Esta é a principal diferença entre eu e seu deus"

Não me façam pensar que vocês reverenciam um Psicopata.

No comments: