Saturday, November 18, 2017

O olhar sistêmico

Sim, eu sei que quando alguém está falando de outra pessoa está em boa medida falando de si mesmo. Sei que também é possível conduzir um processo de acompanhamento psicoterápico, com sucesso, somente atendendo essa pessoa, sozinha, a qual pode constantemente se referir a outras pessoas, ou a alguma pessoa especificamente. Ou seja, nesses casos é possível uma psicoterapia não-sistêmica, a qual ouça somente um dos lados, e assim alcance sucesso, eficácia.

Contudo não consigo atualmente conceber que esse tipo de abordagem, não-sistêmica, seja mais prática do que uma abordagem sistêmica quando há referência constante e repetida a alguma pessoa com quem o paciente interage, em uma relação de coabitação, dependência, interdependência ou submissão. 

Em minha prática atual prefiro sugerir ao paciente que convidemos a pessoa sobre quem ele sempre fala (a qual geralmente têm uma relação muito grande com seus sintomas), para que compareça às sessões, para que eu possa conversar com ambos.

Um bom processo de psicoterapia individual pode, aos poucos, ir separando o que é a versão da própria pessoa da versão dos outros, e isso ir se configurando de modo a se produzir mais consciência da realidade, mais lucidez. Uma boa psicoterapia individual pode ir, aos poucos, discriminando esses conteúdos ao ponto do sujeito, nesse processo, ir adquirindo maior consciência sobre si mesmo e o papel dos outros em sua vida.

Contudo, acho que não há nada melhor do que chamar a outra pessoa para conversarmos, os três, juntos, colocando todas as cartas na mesa, ouvindo a todas as versões envolvidas. Porque faz um pouco de sentido o jargão de que existem três versões para para tudo o que ocorre nesse mundo: a minha versão, a sua versão e a realidade. 

Acho importantíssimo todos sentarem juntos e se ouvirem. Acho fundamental esse aspecto de constante negociação, de constante tentativa das pessoas entrarem em acordos de vida que sejam mais saudáveis.

Na minha concepção atual penso, por enquanto, que atuar dessa forma é mais prático e eficaz. Desse modo os resultados começam a se produzir de maneira mais rápida e sólida.

No comments: