Tuesday, February 06, 2018

Médicos humanizados

Em conversa por WhatsApp com um colega de trabalho, médico na UTI em que atuo, ele me escreveu assim, em nossas reflexões sobre um dos casos que atendemos:

"Muitos acham que a titulação e que vomitar um monte de artigos é o que tem mais valor. Eu não entendo que as coisas são assim. Ao longo do caminho aprendi certas coisas que guardo como bússolas: o melhor médico é o que se interessa pelo paciente, não o que sabe mais; melhor um médico razoável disponível que um excepcional ausente; de nada vale um tesouro no fundo do mar; em medicina o que é raro é raríssimo e o que é comum é comuníssimo; arte sem ciência é pobreza e ciência sem arte é barbárie; melhor um mal educado sincero que um bem educado hipócrita; desconfie sempre de quem lucra com seu ideal... etc, etc, etc."

E isso não é somente da boca pra fora. Ele demonstra isso em suas ações cotidianas. Infelizmente sinto que a maioria não compreende as coisas dessa maneira. Mesmo assim fico feliz em poder contar com alguns colegas que são capazes de compreender o que é de fato a humanização na interação com nossos pacientes e seus familiares.

No comments: